Produtos Mindol®, Primacy® e B-Sensible® envio grátis só para Portugal continental para valor de compra superior a 200€ por unidade - Produtos Emma® envio grátis só para Portugal continental
QUAIS SÃO AS CAUSAS DE RESSONAR!

QUAIS SÃO AS CAUSAS DE RESSONAR!

Escrito em 13 de mar. de 2022

O ressonar é uma queixa muito frequente na população geral, presente em cerca de 60% dos homens e em 40% das mulheres com idades entre os 41 e os 65 anos.

Apesar do ressonar ser muito frequente na população geral, não significa que deve ser ignorado, pois pode ser um sinal de um problema de saúde maior, como a Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono.

Ressonar pode levar a uma má qualidade do sono, com consequente impacto negativo no desempenho das atividades diurnas. Assim, torna-se fundamental identificar as causas do ressonar para uma abordagem terapêutica adequada e assim restaurar a qualidade de sono perdida.

6 causas comuns de ressonar:

Apneia do Sono
Desvio do septo nasal,
Alergias/congestão nasal crónica
Obesidade
Tabaco
Álcool


O ressonar é o sintoma mais frequente da Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono, podendo ocorrer em cerca de 95% dos doentes. A Apneia do Sono é um distúrbio relativamente comum, especialmente entre os adultos mais velhos, que provoca pausas respiratórias durante o sono, com duração superior a dez  segundos e que se repetem mais de cinco vezes por hora.

Estas pausas originam uma diminuição do oxigénio e o aumento do dióxido de carbono no sangue e, consequentemente, em todos os organismos do sangue. 

A Apneia provoca pequenos despertares ao longo da noite e fragmenta e desestrutura o sono. Ou seja, a pessoa dorme mas não descansa.

Qualquer indivíduo pode ressonar ocasionalmente em algum período da sua vida, nomeadamente se tiver obstrução nasal secundária a um desvio do septo nasal (que pode ser corrigido com cirurgia), alergias ou congestão nasal crónica. Se o nariz entupido for o culpado, existem diversos produtos tanto para desentupir o nariz no dia a dia como para ajudar a prevenir o ressonar durante a noite.

A obesidade pode também perturbar o sono, já que o excesso de gordura ao longo do pescoço pode causar alguma compressão externa nas vias aéreas.

O tabaco também aumenta o risco de ressonar, pois causa inflamação nos tecidos que revestem as vias aéreas.

O consumo de álcool antes de dormir também pode potenciar o ressonar. O álcool, ao funcionar como um potente relaxante muscular, aumenta o relaxamento dos músculos da boca e da garganta, fechando as vias aéreas superiores.

Se ressonar, o mais importante é falar com o seu médico de família e ser reencaminhado para uma consulta especializada em Medicina do Sono.

×