Mindol® e Emma® Fabricantes de Qualidade e Inovação ao Melhor Preço... Os Colchões do Futuro Estão Aqui!
DIA MUNDIAL DO SONO

DIA MUNDIAL DO SONO

Escrito em 19 de mar. de 2021

No dia 19 de março de 2021 comemora-se o Dia Mundial do Sono, data assinalada para consciencializar a população para a importância do sono na saúde.  
 

Quando foi criado?
O Dia Mundial do Sono começou a ser celebrado desde 2008 nos Estados Unidos e só depois passou a ser comemorado noutros países.

Todos os anos o lema do Dia mundial do Sono leva à criação de diversos eventos, desde conferências, exposições, jogos, palestras e debates. Atualmente, devido ao contexto pandémico em que vivemos derivado pelo Covid-19, os eventos criados para assinalar esta data serão maioritariamente realizados remotamente. 

Objetivo?
Este dia tem como objetivo sensibilizar e alertar a sociedade para os benefícios do sono e para os malefícios da sua ausência. Este dia serve para relembrar as consequências que a privação de sono causa no seu organismo e também é uma forma de combater o aumento dos distúrbios do sono.

Quando é celebrado?
O Dia Mundial do Sono é assinado anualmente na sexta-feira anterior ao equinócio da primavera. Este ano, vai ser celebrado na sexta-feira do dia 19 de março.

Slogan do Dia Mundial Do Sono 2021
O Dia Mundial do Sono é uma data que promove o sono saudável a nível global sendo o lema deste ano, intitulado pela World Sleep Society “Sono Regular, futuro saudável”.

Exemplos de alguns lemas criados nos anos anteriores para o Dia Mundial do Sono:

16 de março de 2018: “Junte-se ao mundo do sono! Preserve os seus ritmos e desfrute a vida!”

15 de março de 2019: “Dormir bem, envelhecer melhor.”

13 de março de 2020: “Melhor Sono, melhor Vida, melhor Planeta.”

Dormir bem deve ser uma preocupação de todos, independentemente da idade, a qualidade do sono é um dos pilares fundamentais para a saúde pois é o momento em que o corpo restaura as energias, conciliando com uma alimentação equilibrada e adequada, com o exercício físico regular, com uma hidratação diária de 1,5l a 2l de água e com a estabilidade emocional.

Qual a importância do sono na sua vida?
Tenha sempre presente que um sono regular diário é saudável para todos os dias da sua vida.

Atualmente, em Portugal dorme-se pouco e mal em todas as idades, com tantas tarefas para fazer no dia-a-dia, o sono reparador, fica por vezes, para trás e é desvalorizado.

A ausência de sono traz consequências maléficas para a sua saúde, a curto e longo prazo. Por exemplo, a privação de sono faz com que o cérebro não consiga eliminar na totalidade uma proteína tóxica que se vai acumulando no cérebro, designada de beta amiloide, esta proteína está associada à doença de Alzheimer, caracterizada por lapsos de memória, esquecimento de pessoas e lugares e também da perda de competências sociais.

A privação de sono é também responsável pelo aumento do risco de vários tipos de doenças crónicas, como a hipertensão, doença cardíaca, obesidade, diabetes e ocorrência de acne.

Descansar à noite, é vital para um bom desenvolvimento físico, emocional e cognitivo, para aumentar as suas defesas imunitárias, para  um bom funcionamento do metabolismo, para melhorar o seu sistema cardíaco, melhor o seu humor e desempenho académico ou profissional.

Grande parte das funções cerebrais dependem da qualidade do seu sono, como por exemplo funções como: memória, produtividade, criatividade, atenção, linguagem, emoções, pensamentos, tomada de decisões. 

Como regular o sono?

Aprenda 4 estratégias simples de implementar para regular o seu sono. 

4 Estratégias para regular o sono:

1. Se trabalha por turnos, faça uma sesta de 30 minutos a 2horas antes do período noturno de trabalho e durma 7h a 8h de sono no dia seguinte, sem interrupções;

2. Crie um horário estável para acordar e dormir;

3. Procure o sol durante o dia;

4. Antes de ir dormir, relaxe, por exemplo, faça yoga, ouça uma música calma ou leia um livro.

Três fatores importantes para um sono de qualidade:

Duração: a duração do sono deve ser suficiente para descansar e estar alerta no dia seguinte, durma entre 7h e 9h.

Ciclos de sono: devem ser contínuos, sem fragmentações.

Profundidade: o sono deve ser profundo o suficiente para ser reparador.

Estes três fatores não dependem só da sua vontade, mas estabelecer rotinas de sono e melhorar os hábitos diários irão ajudar a que atinja o objetivo de ter um de sono de qualidade. 

Comemore o Dia Mundial Do Sono com felicidade, dormir não é desperdício de tempo, é algo saudável que lhe dá qualidade de vida e melhora a qualidade do seu envelhecimento. 

Também pode ver as promoções que temos na nossa loja online, bons produtos de descanso também irão fazer toda a diferença nas suas noites e dias!