Precisa de ajuda? Contacte-nos: +351964013012

DIA MUNDIAL DO SONO

Escrito em 19 de Mar. de 2021

DIA MUNDIAL DO SONO

No dia 19 de março de 2021 comemora-se o Dia Mundial do Sono, data assinalada para consciencializar a população para a importância do sono na saúde.  
 

Quando foi criado?
O Dia Mundial do Sono começou a ser celebrado desde 2008 nos Estados Unidos e só depois passou a ser comemorado noutros países.

Todos os anos o lema do Dia mundial do Sono leva à criação de diversos eventos, desde conferências, exposições, jogos, palestras e debates. Atualmente, devido ao contexto pandémico em que vivemos derivado pelo Covid-19, os eventos criados para assinalar esta data serão maioritariamente realizados remotamente. 

Objetivo?
Este dia tem como objetivo sensibilizar e alertar a sociedade para os benefícios do sono e para os malefícios da sua ausência. Este dia serve para relembrar as consequências que a privação de sono causa no seu organismo e também é uma forma de combater o aumento dos distúrbios do sono.

Quando é celebrado?
O Dia Mundial do Sono é assinado anualmente na sexta-feira anterior ao equinócio da primavera. Este ano, vai ser celebrado na sexta-feira do dia 19 de março.

Slogan do Dia Mundial Do Sono 2021
O Dia Mundial do Sono é uma data que promove o sono saudável a nível global sendo o lema deste ano, intitulado pela World Sleep Society “Sono Regular, futuro saudável”.

Exemplos de alguns lemas criados nos anos anteriores para o Dia Mundial do Sono:

16 de março de 2018: “Junte-se ao mundo do sono! Preserve os seus ritmos e desfrute a vida!”

15 de março de 2019: “Dormir bem, envelhecer melhor.”

13 de março de 2020: “Melhor Sono, melhor Vida, melhor Planeta.”

Dormir bem deve ser uma preocupação de todos, independentemente da idade, a qualidade do sono é um dos pilares fundamentais para a saúde pois é o momento em que o corpo restaura as energias, conciliando com uma alimentação equilibrada e adequada, com o exercício físico regular, com uma hidratação diária de 1,5l a 2l de água e com a estabilidade emocional.

Qual a importância do sono na sua vida?
Tenha sempre presente que um sono regular diário é saudável para todos os dias da sua vida.

Atualmente, em Portugal dorme-se pouco e mal em todas as idades, com tantas tarefas para fazer no dia-a-dia, o sono reparador, fica por vezes, para trás e é desvalorizado.

A ausência de sono traz consequências maléficas para a sua saúde, a curto e longo prazo. Por exemplo, a privação de sono faz com que o cérebro não consiga eliminar na totalidade uma proteína tóxica que se vai acumulando no cérebro, designada de beta amiloide, esta proteína está associada à doença de Alzheimer, caracterizada por lapsos de memória, esquecimento de pessoas e lugares e também da perda de competências sociais.

A privação de sono é também responsável pelo aumento do risco de vários tipos de doenças crónicas, como a hipertensão, doença cardíaca, obesidade, diabetes e ocorrência de acne.

Descansar à noite, é vital para um bom desenvolvimento físico, emocional e cognitivo, para aumentar as suas defesas imunitárias, para  um bom funcionamento do metabolismo, para melhorar o seu sistema cardíaco, melhor o seu humor e desempenho académico ou profissional.

Grande parte das funções cerebrais dependem da qualidade do seu sono, como por exemplo funções como: memória, produtividade, criatividade, atenção, linguagem, emoções, pensamentos, tomada de decisões. 

Como regular o sono?

Aprenda 4 estratégias simples de implementar para regular o seu sono. 

4 Estratégias para regular o sono:

1. Se trabalha por turnos, faça uma sesta de 30 minutos a 2horas antes do período noturno de trabalho e durma 7h a 8h de sono no dia seguinte, sem interrupções;

2. Crie um horário estável para acordar e dormir;

3. Procure o sol durante o dia;

4. Antes de ir dormir, relaxe, por exemplo, faça yoga, ouça uma música calma ou leia um livro.

Três fatores importantes para um sono de qualidade:

Duração: a duração do sono deve ser suficiente para descansar e estar alerta no dia seguinte, durma entre 7h e 9h.

Ciclos de sono: devem ser contínuos, sem fragmentações.

Profundidade: o sono deve ser profundo o suficiente para ser reparador.

Estes três fatores não dependem só da sua vontade, mas estabelecer rotinas de sono e melhorar os hábitos diários irão ajudar a que atinja o objetivo de ter um de sono de qualidade. 

Comemore o Dia Mundial Do Sono com felicidade, dormir não é desperdício de tempo, é algo saudável que lhe dá qualidade de vida e melhora a qualidade do seu envelhecimento. 

Também pode ver as promoções que temos na nossa loja online, bons produtos de descanso também irão fazer toda a diferença nas suas noites e dias! 


×